segunda-feira, agosto 20, 2018

WINDOWS 10


            Windows 10 lançado em 29 de julho de 2015 apresenta duas versões principais que seriam a HOME e a PRO, mas existem outras cinco versões que atingem um publico em especifico, aqui veremos todas essas versões e suas características.

1.      Windows 10 Home
2.      Windows 10 Mobile
3.      Windows 10 Pro
4.      Windows 10 Enterprise
5.      Windows 10 Education
6.      Windows 10 Mobile Enterprise
7.      Windows 10 IoT Core

CARACTERÍSTICAS DE CADA VERSÃO
Esta é a versão mais simples, destinada aos usuários domésticos que utilizam PCs, notebooks, tablets e dispositivos 2 em 1. Será disponibilizada gratuitamente em formato de atualização (durante o primeiro ano de lançamento) para usuários do Windows 7 e do Windows 8.1. Haverá também uma segunda versão, destinada ao varejo, que por enquanto não teve seu preço revelado. O Windows 10 Home vai contar com a maioria das funcionalidades apresentadas até agora: Cortana como assistente pessoal (em mercados selecionados), navegador Microsoft Edge, o recurso Continuum para os aparelhos compatíveis, Windows Hello (reconhecimento facial, íris e digitais para autenticação), streaming de jogos do Xbox One e alguns dos primeiros apps universais, como Photos, Maps, Mail, Calendar, Music e Vídeo.
Essa é a versão do Windows 10 destinada ao setor móvel, que engloba os dispositivos de tela pequena sensíveis ao toque, como smartphones e tablets. Disponível gratuitamente para atualização (durante o primeiro ano de lançamento) para usuários do Windows Phone 8.1. Essa versão irá contar com os mesmos aplicativos da versão Home, além de uma versão otimizada do Office.
Assim como a Home, essa versão também é destinada para os PCs, notebooks, tablets e dispositivos 2 em 1. A versão Pro difere-se do Home em relação a certas funcionalidades que não estão presentes na versão mais básica. Essa é a versão recomendada para pequenas empresas, graças aos seus recursos para segurança digital, suporte remoto, produtividade e uso de sistemas baseados na nuvem. Disponível gratuitamente para atualização (durante o primeiro ano de lançamento) para clientes licenciados do Windows 7 e do Windows 8.1. A versão para varejo ainda não teve seu preço revelado.
A versão Enterprise do Windows 10 é construída sobre o Windows 10 Pro e é destinada ao mercado corporativo. Conta com recursos de segurança digital que é prioridade para perfis corporativos. 
Essa edição vai estar disponível através do programa de Licenciamento por Volume, facilitando a vida dos consumidores que têm acesso a essa ferramenta. O Windows Update for Business também estará presente aqui, juntamente com o Long Term Servicing Branch, como uma opção de distribuição de updates de segurança para situações e ambientes críticos.
Construído sobre o Windows 10 Enterprise, a versão Education é destinada a atender as necessidades do meio educacional. Os funcionários, administradores, professores e estudantes poderão aproveitar os recursos desse sistema operacional que terá seu método de distribuição baseado através da versão acadêmica de licenciamento de volume.
Projetado para smartphones e tablets do setor corporativo. Essa edição também estará disponível através do Licenciamento por Volume, oferecendo as mesmas vantagens do Windows 10 Mobile com funcionalidades direcionadas para o mercado corporativo.
Obs. Mobile + Enterprise.
Claro que a Microsoft não deixaria de pensar no setor de IoT (Internet of Things), que nada mais é do que o grande "boom" no mercado para os próximos anos. Trata-se da intenção de interligar todos os dispositivos à rede. A Microsoft prometeu que haverá edições do Windows 10 baseadas no Enterprise e Mobile Enterprise destinados a dispositivos como caixas eletrônicas, terminais de autoatendimento, máquina de atendimento para o varejo e robôs industriais. Essa versão IoT Core será destinada para dispositivos pequenos e de baixo custo.

Processador:
Processador de 1 giga-hertz (GHz) ou mais rápido ou SoC
Processador:
Processador de 1 giga-hertz (GHz) ou mais rápido ou SoC
RAM:
1 gigabyte (GB) para 32 bits ou 2 GB para 64 bits
Espaço em disco rígido:
16 GB para um SO de 32 bits ou 20 GB para um SO de 64 bits
Placa gráfica:
DirectX 9 ou posterior com driver WDDM 1.0
Tela:
800x600


Uma tabela resumida com recursos de cada versão;
Windows
8.1 
10 
 Menu Iniciar
 

 
 Fixação de aplicativos
 
 
 
 Personalização
 
 
 Windows Hello


 
 OneDrive Integrado

 
 
 Continuum


  
 Navegadores


  
 Desktop Virtual


  
 Loja Windows 

 
 

Inicialização: Hoje o Windows 8.1 e 10 temos uma ferramenta chamada Hyperboot & InstantGo. Com o recurso ativado, o sistema pode manter a conexão com a Internet até mesmo em modo de espera, com isso podemos deixar nosso sistema atualizando ou até mesmo fazendo Download sem precisar ficar com o display ligado ou até mesmo ativo. No Windows 7, não existe de forma nativa essa ferramenta.
            Menu Iniciar: O velho e muito funcional menu iniciar de costume está presente nas versões do Windows 7, 8 e 10, mas ausente no Windows 8.1. O que torna o sistema muito mais agradável àqueles que estão acostumados com a nossa “barrinha lateral”. Para aqueles que já se acostumaram com o menu em blocos do Windows 8 e 8.1, o 10 tem a mesma funcionalidade junto com menu iniciar tradicional.
Navegadores: No Windows 10 a Microsoft lançou o novo Microsoft Edge mais rápido e leve com a promessa de tentar melhorar sua antiga e polemica fama do Internet Explore nativas em todas as versões anteriores do Windows. Você pode usar o novo navegador e se não agradar ainda sim pode instalar os navegadores de sua preferência.
Personalização: Todas as três versões permitem personalizar seu computador. Plano de fundo, descanso de tela, animações, aparência dos ícones, fontes… Tudo pode ser alterado para que a área de trabalho fique com a sua cara.
          Autenticação Biométrica: Nomeado como Windows Hello apenas o Windows 10 tem suporte, ferramenta de autenticação biométrica permite logar no sistema sem precisar de senhas. Esse recurso está disponível somente para quem tem hardware especializado, com leitor de impressão digital, infravermelho ou outros sensores biométricos. (Windows Hello é um recurso nativo do Windows 10, versões anteriores somente podiam realizar esse procedimento com Software não nativo (Ex : Notebook HP com leitor digital).
            Fixação de aplicativos: Fixar aplicações na barra de tarefas é possível nas três versões do Windows. Porém fixar como bloco no Menu Iniciar, somente pode ser feito no Windows 10.
Armazenamento de arquivos em nuvens (OneDrive): Nas versões 8.1 e 10, o usuário pode acessar os documentos do OneDrive diretamente do Windows Explorer. No Windows 7 isso não é possível. O OneDrive pode ser instalado em seu dispositivo móvel Android, Windows Phone e Apple com fácil acesso aos seus arquivos onde estiver.
Loja Windows ou Windows Store: Assim como no Windows 8 e 8.1 no Windows 10 também contamos com a Windows Store, com funcionamento muito parecido com Google Play Store e à Apple Store, onde nos permite comprar jogos, apps, filmes, músicas e programas de TV.  O Windows 7 não possui essa ferramenta.
Continuum: Só presente no Windows 10, o recurso permite alternar de maneira fácil entre os modos de desktop e tablet, sendo ideal para dispositivos conversíveis.
Integração com Xbox: O Windows 7 não tem integração com o Xbox, mas as versões 8.1 e 10 têm. A diferença é que no Windows 8.1 o modo multiplayer é pago, enquanto que no Windows 10 é gratuito.
            Desktops virtuais: Entre as versões, o Windows 10 é o único sistema que conta com desktop virtual de forma nativa. O recurso permite visualizar dados de vários computadores em uma única tela.




Nenhum comentário:

Postar um comentário