segunda-feira, agosto 20, 2018

ATIVIDADES SOBRE HD




1 - A estrutura física de um HD:

Prato, mídia ou platter - aonde os dados são gravados, compostos de duas camadas. A
primeira é chamada de substrato, e nada mais é do que um disco metálico, feito de ligas de alumínio.
Atuador ou actuator - parte mecânica responsável pelo posicionamento das cabeças de leitura e gravação.
Componentes internos de controle do atuador, ligados a placa controladora lógica externa.
Cabeças de leitura e gravação ou magnetic heads - conectadas ao atuador, responsáveis pela leitura e gravação de dados na mídia.
Hard Disk Assembly superfície aonde são montados os componentes de um hard disk.
Placa controladora lógica ou logic board - responsável pela inicialização, controle mecânico e envio de dados do hard disk para o computador.
Conectores externos padrão IDE - conexão por onde são enviados os dados para a placa-mãe e consequentemente ao processador.

A estrutura lógica de um HD:

Master Boot Record (ou MBR)
A MBR se encontra no início do disco rígido é. Quando seu computador inicializa, utilizando seu disco rígido, é nele que ele começará a olhar.
A MBR contém, em si, uma estrutura específica. O tamanho da MBR é de 512 bytes.
Boot Loader (Sistema de iniciação).
Ele constitui os primeiros 446 bytes da MBR. Esta parte contém códigos executáveis. É aqui que os programas se hospedam.
Como os bootladers lilo, grub, ou o do windows, por exemplo.
Tabela das partições.
Aqui você vai encontrar 4 vezes 16 bytes, cada um contendo a descrição de uma partição (principal ou secundária) sobre este disco.
Veja como é feita a descrição de uma partição:
Estado da partição (inativa, partição inicializável) - (1 octet).
Cabeça do início da partição - (1 byte).
Cilindro e setor do início da partição - (2 bytes)
Tipo da partição (sistema de arquivo, ex: fat 32, ext2 etc...) - (1 byte).
Cabeça do fim da partição (1 byte).
Cilindro e setor do fim da partição - (2 bytes).
Número do setor entre a MBR e o primeiro setor da partição - (4 bytes).
Número do setor da partição - (4 bytes).
Número mágico.
Restam dois bytes. Eles determinam se o disco rígido tem um bootloader ou não.
Se for o caso, este número mágico deve ser igual a 55AA, em valor hexadecimal.
Veja então o que fará o seu computador durante o arranque com o MBR:
O computador é iniciado e é o BIOS que começa a executar o código de rotina, como a verificação da memória, por exemplo. Em seguida, o BIOS inspeciona o disco rígido, ele lerá a sua MBR e verificará o número mágico. Se o número mágico for igual a 55AA, o BIOS baixará os primeiros 446 bytes da MBR e, em seguida, passará a ver para o código executável.

2 - A função da formatação de um disco rígido (HD):

A formatação de um disco magnético é realizada para que o sistema operacional seja capaz de gravar e ler dados no disco, criando assim estruturas que permitam gravar os dados de maneira organizada e recuperá-los mais tarde.
Existem dois tipos de formatação, chamados de formatação física e formatação lógica. A formatação física é feita na fábrica ao final do processo de fabricação, que consiste em dividir o disco virgem em trilhas, setores, cilindros e isola os bad blocks (danos no HD). Estas marcações funcionam como as faixas de uma estrada, permitindo à cabeça de leitura saber em que parte do disco está, e onde ela deve gravar dados.
A formatação física é feita apenas uma vez, e não pode ser desfeita ou refeita através de software. Porém, para que este disco possa ser reconhecido e utilizado pelo sistema operacional, é necessária uma nova formatação, chamada de formatação lógica. Ao contrário da formatação física, a formatação lógica não altera a estrutura física do disco rígido, e pode ser desfeita e refeita quantas vezes for preciso, através do comando Format do DOS, por exemplo. O processo de formatação é quase automático: basta executar o programa formatador que é fornecido junto com o sistema operacional.

3 - O que é um Sistema de Arquivos?

Quando um disco é formatado, ele simplesmente é organizado à maneira do sistema operacional, preparado para receber dados. A esta organização damos o nome de “sistema de arquivos”. Um sistema de arquivos é um conjunto de estruturas lógicas e de rotinas que permitem ao sistema operacional controlar o acesso ao disco rígido. Diferentes sistemas operacionais usam diferentes sistemas de arquivos. O computador, no decorrer de sua utilização, tem seu desempenho geral afetado, em decorrência da instalação e remoção de diversos softwares, inclusive alguns que não removem todos os arquivos e informações do seu computador, ocasionando lentidão na sua execução.
O software básico (o sistema operacional) pode apresentar falhas de funcionamento (travamentos), instabilidade no uso, espera no carregamento de programas e softwares diversos, ou casos extremos de corrompimento do sistema operacional (falhas na execução do próprio) em decorrência de uso ilegal ou ataques de vírus de computador.
Uma formatação lógica apaga todos os dados do disco rígido, inclusive o sistema operacional. Deve-se fazer isso com conhecimento técnico, para salvar/guardar dados e informações (os backups de arquivos). O processo de formatação é longo, e as informações contidas no disco rígido serão totalmente apagadas (embora não definitivamente, ainda é possível recuperar alguns dados com softwares especiais). Ações preventivas de manutenção de computador podem evitar que seja necessária a formatação.

4 - Quais os sistemas de arquivos existentes para Windows?

Sistema operacional
Tipos de sistema de arquivos suportados
Dos
FAT16
Windows 95
FAT16
Windows 95 OSR2
FAT16, FAT32
Windows 98
FAT16, FAT32
Windows NT4
FAT, NTFS (versão 4)
Windows 2000/XP
FAT, FAT16, FAT32, NTFS (versões 4 e 5)

5 - Quais os dois sistemas de arquivos mais usados atualmente?

Atualmente, o NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão do Windows.
FAT32: É o outro sistema de arquivo mais usado no mundo. É uma evolução do FAT (também conhecido por FAT16). As principais evoluções foram: O aumento do tamanho máximo por unidade (no máximo 16 TB) e o aumento do tamanho do arquivo (até 4 GB por arquivo). Outra grande evolução foi o aumento no número de caracteres suportados para o nome de arquivo (passou de 8 para 256 caracteres). No FAT32 os dados são gravados de forma mais "condensadas" do que no FAT16, por isso essas principais mudanças.
  
6 - Compare e Diferencie os dois sistemas de arquivos mais usados atualmente?
O FAT32 é um sistema de ficheiros mais antigo e mais compatível mas que tem certas limitações, como por exemplo o tamanho dos ficheiros (limitado a um máximo de 4 GB).
O NTFS é mais seguro e tem menos limitações. O sistema de ficheiros NTFS pode ser utilizado no Windows 2000, XP, Vista e Win7.



Nenhum comentário:

Postar um comentário