segunda-feira, agosto 20, 2018

TRILHA ZERO DO HD


O que é a chamada "trilha zero" no HD?

O QUE É - A trilha zero é o primeiro setor do disco rígido, onde estão armazenados o MBR (Master Boot Record - Setor Mestre de Boot) e a tabela de partição. Quando ligamos o micro, o BIOS executa suas rotinas de teste (POST, Power On Self Test) e inicia o carregamento do sistema operacional, que está no disco. Para iniciar o sistema, seja Windows, Linux, etc., é necessário acessar o primeiro setor do disco rígido, a trilha zero, carregando na memória e executando os comandos contidos no MBR. Se esse setor estiver danificado fisicamente, o sistema operacional não pode ser carregado, desta forma, inutilizando o disco.
ATENÇÃO - as mensagens "setor não encontrado" ou "trilha zero defeituosa" podem não indicar um disco inutilizado, mas que pode ter ocorrido algum erro antes da formatação. Neste caso, verifique os parâmetros do disco rígido no setup do bios, o número de cilindros, cabeças e de setores e se o LBA (endereçamento de bloco lógico) está habilitado para este disco. Quando esses parâmetros não estão corretos, estes erros ocorrem durante a utilização do FORMAT.
RECUPERANDO - Em geral não é possível recuperar trilha zero defeituosa, pois a criação de FAT fica inviável, além do setor de boot que não irá funcionar. Alguns fabricantes de discos rígidos disponibilizam para download, programas que remagnetizam as trilhas ou fazem um mapeamento de setores defeituosos, atualizando o mapa atual, transferindo o acesso para outros setores, ainda operantes.
Veja AQUI os sites dos fabricantes de HDs. De qualquer forma, se o disco rígido do seu micro está criando setores defeituosos (bad blocks), faça backup dos seus arquivos e providencie um novo - prevenir é melhor.
DICA - Uma tentativa na recuperação da trilha zero é mudar a sua posição no disco. Crie uma nova partição no disco rígido, diferente da que você fez antes, isto é, se você usou todo o espaço do seu disco como drive C, apague (delete) esta partição com o FDISK e crie primeiro uma partição estendida com apenas 1 MB. Crie agora a partição primária e não esqueça de usar também o comando 2 do FDISK (definir partição ativa), fazendo com que a partição PRIMÁRIA seja a ativa, exatamente a que será usada para o boot. Não crie drives lógicos na partição estendida, que ficará inutilizada, pois é nela (o início do disco) que está a suposta trilha defeituosa. Saia do FDISK, reinicie e então formate apenas o drive C. Se tudo correu bem, a suposta trilha 0, defeituosa, ficará em uma região do disco sem defeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário