segunda-feira, agosto 20, 2018

Vírus de Computador e Antivírus



Introdução
Vírus, Spyware, Ad-ware são termos que vemos cada vez mais ser falado atualmente, e sempre como algo ruim para nosso computador ou mesmo a segurança de nossos dados, mas todos eles fazem parte de um grupo de códigos maliciosos que podem infectar nossas máquinas os chamados Malware.
Um Malware (junção das palavras Maliciuos Software – Software Malicioso) é qualquer software com intenção de acessar um dispositivo sem o conhecimento do usuário, sua categoria será diferente de acordo com a finalidade para qual ele foi implementado.
Nesse trabalho serão abordados especificamente 3 categorias: os vírus, os spyware e os adware, que são os mais comuns de serem encontrados em um computador infectado, além disso, será abordado dicas de como se proteger bem como eliminar tais ameaças de um sistema já infectado.
Desenvolvimento
O que é um vírus de computador?
Os Vírus de computadores são códigos maliciosos capazes de se propagar inserindo cópias de si mesmo em outros arquivos ou programas. Para que o vírus se torne ativo e o equipamento seja infectado é necessário que um programa ou arquivo que esteja infectado com o vírus seja executado.
Um grande erro é fazer confusão entre os vírus e worms (outra classe de códigos maliciosos), os worms, diferentemente dos vírus, não se anexam a um arquivo ou programa e é capaz de se multiplicar e se espalhar sozinho, é “pior” que um vírus, pois é capaz de reduzir o desempenho de um equipamento ou de uma rede devido a grande quantidade de cópias suas que acaba propagando.
Onde atuam dentro do computador?
Os vírus podem atuar de diferentes formas no sistema, seja excluindo arquivos do usuário, arquivos do sistema ou mesmo monitorando a atividade do usuário, mas sempre são criados com uma finalidade específica e com um gatilho de execução mais específico ainda, seja através da execução de um arquivo, atalho ou programa infectado.
Por exemplo nos conhecidos vírus que ocultam os arquivos do usuário e criam atalhos, toda vez que o usuário clica em um atalho desejando abrir um arquivo seu, o vírus é executado e se instala na máquina hospedeira.
Ou seja, eles surgem em um computador sempre mediante a execução de um arquivo ou programa infectado, e muitas vezes sob comando do usuário.
Como surgem e/ou se manifestam?
Como visto, os vírus podem atuar e serem ativados de várias formas no sistema, normalmente hoje um vírus não possui permissão suficiente para efetuar grandes alterações em um sistema, mas no início da informática eles eram capazes de apagar os HD de um computador, destruir dados do usuário e ainda propagar cópias de si mesmo para um próximo alvo, isso fez causar muito pânico e preocupação.
Uma forma mais comum de identificar uma infecção em um sistema é a mudança no desempenho do computador que pode ficar mais lento durante a execução das tarefas, claro que isso não é regra, mas é um dos diagnósticos possíveis.
Como funcionam os vírus?
Todos os vírus precisam de um gatilho de ativação para tornar um equipamento infectado, mas cada um tem uma forma diferente de agir, alguns capturam dados digitados pelo usuário ou telas que ele visualiza e tais dados são enviados para quem criou o vírus, outros fazem uso do hardware transformando ele em um “zumbi” deixando o pc em uma rede chamada “botnet” capaz de ser controlada para ataque de determinados alvos.
Por que são criados?
Os vírus no geral são criados por pessoas que desejam espalhar um certo caos, conseguindo assim, popularidade ou muitas vezes dinheiro, como em casos recentes ocorridos pelo mundo. Outra situação é quando um funcionário (que atue na área de TI) é demitido de uma certa empresa e este, insatisfeito, resolve fazer um ataque contra a mesma.
Como combatê-los e eliminá-los?
Cada tipo de malware possui uma forma específica de remoção e assim mesmo não há um padrão, normalmente as medidas que podem ser tomadas por usuários comuns é uma atualização do antivírus e uma varredura completa do sistema, ou baixar um programa para o combate ao malware, a melhor forma é se prevenir.
 Como se prevenir contra os indesejáveis vírus?
Parte-se do princípio que não existe um sistema totalmente seguro, mas algumas medidas podem ser tomadas para dificultar a infecção do computador, como por exemplo: desabilitar a execução automática do Windows, sempre escanear unidades removíveis antes de executar seu conteúdo, utilizar ferramentas de e-mail online e não as do computador (nunca utilizar o Outlook por exemplo), fazer uso de bloqueadores de popup e propagandas no navegador web, não clicar em propagandas prometendo prêmios fáceis, não instalar programas sem ler os passos da instalação, além de outras opções, e claro manter um antivírus atualizado no computador.
O que são antivírus?
São programas que monitoram a atividade no computador e com base em sua biblioteca de ameaças e padrões de uso verifica se os arquivos são seguros ou podem estar infectados.
Todos os antivírus são seguros?
Sim e não, depende de como foi configurado e instalado no computador, aliás o computador deve ter apenas um antivírus instalado, é errado pensar que mais de um traz mais segurança, o que pode-se fazer é utilizar um site confiável que faça a comparação de tais ferramentas e verificar os mais bem pontuados. Um exemplo de site é o www.av-comparatives.org.
 Cite os 7 principais antivírus.
A lista de antivírus e ferramentas com essa finalidade é vasta e não existe “os 7 principais”, mas como exemplo dessas ferramentas pode-se citar em ordem alfabética: Avast, AVG, Avira, F-Secure, Kaspersky, McAfee e Norton.
O que são spyware? Cite alguns.
São programas espiões com a finalidade de coletar informações em um computador.
O que são adwares? Cite alguns.
Programas que exibem propagandas e anúncios sem a permissão do usuário.
Qual a diferença entre spyware e adware?
Enquanto um coleta de dados do usuário, o outro exibe propagandas no pc do mesmo.
 Como se livrar de spyware ou adware?
Assim como os vírus, a melhor forma é prevenir, mas caso esteja com o pc infectado pode-se fazer uma varredura com o antivírus e após com uma ferramente específica como o spybot search & destroy.
Como se prevenir spyware ou adware?
Seguindo os mesmos procedimentos para se prevenir de vírus, além disso, nunca clicar em propagandas e promoções que aparecem piscando e chamando atenção na tela.
O que é Firewall?
É uma barreira de proteção que ajuda a bloquear o acesso ao computador por parte de um conteúdo malicioso.
Fale de outras formas de proteção do seu micro.
Além das já citadas, vale ressaltar nunca divulgar/compartilhar senhas, nunca salvar dados pessoais no navegador, como senha, login e outras informações.
Outras considerações sobre proteção de computadores.
Manter sempre antivírus e navegador web atualizados, sempre preferir o uso pessoal do computador e não compartilhar.

Bibliografia
www.infowester.com/malwares.php
www.infoescola.com/informatica/virus-de-computador/
www.techtudo.com.br/noticias/2017/11/qual-a-diferenca-entre-virus-e-malware.ghtml
https://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-funciona-um-virus-de-computador/
https://canaltech.com.br/antivirus/o-que-e-antivirus/
www.av-comparatives.org
https://www.tecmundo.com.br/spyware/29-o-que-e-spyware-.htm
www.cartilha.cert.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário