segunda-feira, agosto 20, 2018

DNS e DHCP


O que é DNS?
A sigla DNS, do inglês Domain Name System, é uma espécie de sistema para a tradução de endereços de IP para nomes de domínios. Assim, é possível atribuir nomes a um IP numérico, pois o DNS será responsável por efetuar a interpretação das palavras que foram utilizadas e transformá-las em números, de forma que o computador as compreenda e devolva o caminho correto por meio do acesso bem sucedido.
Ou seja, é um recurso usado em redes TCP/IP que permite acessar computadores sem que o usuário saiba o endereço de IP ou sem que este precise ser informado para que o procedimento seja efetuado.
Se isto não fosse feito, seria necessário que digitássemos a sequência de IP cada vez que quiséssemos acessar páginas da internet por exemplo, pois os computadores fazem uso dos endereços IP para executar tal tarefa. 
O que é DHCP?
O DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol), é um serviço que pode ser instalado e configurado num servidor. Este serviço permite a configuração dinâmica de IP’s numa rede.
O DHCP, é responsável não só por atribuir IP’s às máquinas que não têm, mas também por fornecer ao mesmo, a máscara de rede utilizada, o Getway utilizado na rede, e também os servidores de DNS que são pré-definidos na rede. Na configuração dinâmica dos IP’s existem o DNS predefinido e o DNS secundário, dando mais relevância a este serviço em artigos futuramente publicados.
Continuando a explicação deste serviço, quando existe um pedido de DHCP, o servidor não sabe para que máquina mandar estas informações, utilizando assim o endereço de broadcast da rede, para proceder a entrega destas informações. Posteriormente irá mandar para todos os computadores, “acusando-se”, o computador que não têm IP.
O endereço de broadcast, é sempre o último da rede, sendo numa rede de IP’s de classe C, o último endereço é por exemplo 192.168.23.255. Este é o endereço que vai ser utilizado para responder a este tipo de pedidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário